Objetivo do Prêmio: Com objetivo de homenagear organizações da sociedade civil que mais se destacaram na luta pela cidadania e o combate à fome NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
Quem pode participar? Atividades, programas e projetos de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tenham, no mínimo 12 meses de execução, em andamento, ou encerrados em 2010
O CEERT, em parceria com o Grupo Santander Brasil e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial [SEPPIR], está lançando a 5ª edição do prêmio “Educar para a Igualdade Racial”. Com abrangência nacional, o prêmio é destinado a professoras e professores bem como à gestão escolar, nas modalidades educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio.
Reconhecido pelo MEC como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil de promoção da igualdade étnico-racial na educação, seu principal objetivo é identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar preocupadas com a valorização da diversidade, tomada como conteúdo essencial para o pleno desenvolvimento dos alunos e como estratégia para erradicação do racismo e do preconceito existentes na sociedade brasileira.
As inscrições vão até o dia 7 maio e poderão ser feitas pela Internet, www.ceert.org.br, ou pelos correios, com envio da ficha de inscrição para o CEERT, Rua Duarte de Azevedo 737, bairro Santana, São Paulo, SP, CEP: 02036-022.
"Estão abertas as inscrições para a 2° Edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. A proposta da iniciativa é identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais desenvolvidas por instituições públicas e privadas de educação básica e superior, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e organizações da sociedade civil que tenham como objetivo promover a cultura dos direitos humanos." (http://www.rets.org.br/)
Acho que vale a pena uma discussão sobre o vídeo numa aula ou oficina de literatura, cidadania, cultura, diversidade, história. E não só na semana da consciência negra! A gente se pergunta sobre o que os outros povos pensam ou sabem do Brasil.
E os brasileiros? O que pensam sobre os outros povos?
Pause a música no Ipod! Selecione a legenda do vídeo no "View Subtitles".
Neste dia 27 de março, apague todas as luzes da sua casa e experimente outras atividades nesse rápido momento de escuridão. Dá pra contar uma história a luz de velas, dá pra simplesmente sair a janela pra olhar o céu... dá pra conversar, namorar... É a hora do planeta. É uma hora de folga no consumo de uma parte da energia elétrica. É um modo de apoiar o combate ao aquecimento global. E é, sobretudo, uma hora de pensar no impacto que causamos ao planeta Terra com esse nosso modo de vida... é um modo de protestar, refletir, agir. Eu vou participar, e você?
TEMAS CENTRAIS: I. Educación y formación de valores. II. Formación integral y educación científica y desarrolladora en la escuela III. Educación Especial III. Formación inicial y postgraduada de profesionales de la educación. IV. Alfabetizació n y postalfabetizació n. V. Integración de agencias y agentes socializadores en La educación: escuela, familia, otras instituciones de La comunidad y organizaciones. VI. Educación física, artística, para La salud y La sexualidad, energética y ambiental. VII. Evaluación de La calidad de la educación. VIII. Ciencias de La educación e investigación educativa. IX. Estudios históricos y comparados en educación. X. Pensamiento educativo de José Martí, Simón Bolívar, Che Guevara, Fidel Castro y otros próceres y líderes latinoamericanos y caribeños. Trascendencia, vigencia y aplicación en políticas y sistemas educativos de La región latinoamericana y caribeña y en proyectos de colaboración del ALBA. XI. Enseñanza de la historia. XII. Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (TIC) en La educación.
Cada uno de los temas centrales estará integrado por diversas líneas temáticas que se debatirán en simposios y foros y se tratarán en cursos desarrollados por docentes e investigadores de alto nivel profesional y experiencia. Los simposios se organizarán en conferencias, mesas redondas, paneles, presentaciones orales y carteles, como formas de integración del contenido de los temas centrales y para propiciar el debate científico. La forma fundamental de presentación de los trabajos será en sesiones de debate. En ellas los delegados, mediante su intervención y participación, podrán desempeñar diferentes roles en La discusión.
Quando: 24 a 28 de janeiro de 2011 Onde: Havana PARA MAIORES INFORMAÇÕES, CONSULTE O SITE OFICIAL!
A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sediará o III Congresso Internacional de Pedagogia Social no período de 21 a 24.04.2010. O III CIPS contará com a participação de convidados da Inglaterra, Alemanha, Espanha, Cuba, Argentina e Uruguay e terá como focos de discussão a regulamentação da Educação Social como profissão no Brasil e a organização dos Educadores sociais como categoria profissional.
Na ocasião será constituída a Associação Brasileira de Pedagogia Social, com eleição da diretoria e de delegados nos estados brasileiros. Estão abertas também as inscrições para apresentação de trabalhos nas modalidades Comunicação Oral, Publicação e Pôster.
Como o meu querido cantor poeta Gonzaguinha, "eu acredito é na rapaziada" e na mulherada "que segue em frente e segura o rojão, eu ponho fé é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou na luta com essa juventude que não foge da raia a troco de nada! Eu vou no bloco dessa mocidade" e também das crianças, mulheres, idosos e idosas,"que não tá na saudade e constrói a manhã desejada"!
Bora trabalhar?